Varicocele: varizes que podem diminuir o tamanho dos testículos do homem

Varicocele: varizes que podem diminuir o tamanho dos testículos do homem

Sabemos que os testículos estão situados numa bolsa (escroto) fora do corpo. Isto não é à toa. É que para os testículos, que fabricam os espermatozóides, trabalharem adequadamente, a temperatura da “fábrica” deve estar a cerca de1,5 a 2ºC mais baixa que a temperatura do nosso corpo. Na varicocele, várias veias tornam-se dilatadas, formando “varizes” ao redor do testículo. Assim, o sangue fica represado, levando ao aumento da temperatura testicular atingindo a temperatura corporal. Além disso, o sangue represado armazena substâncias tóxicas. Como conseqüência, pode ocorrer diminuição da produção, da movimentação e do funcionamento dos espermatozóides, causando infertilidade. Em alguns homens, a varicocele também causa dor e diminuição do tamanho dos testículos.

A incidência de varicocele na população masculina é de aproximadamente 15%. Nos adolescentes, este valor é similar ao dos adultos, sendo o pico de seu aparecimento entre 14 e 15 anos de idade. Nem todos os homens com varicocele terão problemas para gerar filhos. Na verdade, a maioria dos homens com varicocele são férteis. Porém, entre os homens inférteis, a varicocele é a causa da infertilidade em cerca de 40% deles. É mais comum a varicocele somente do lado esquerdo, embora possa ocorrer dos dois lados. O indivíduo já nasce com a tendência de apresentar as varizes a partir da adolescência. A varicocele não é causada por fatores externos, como carregar peso, exercícios pesados, etc. A maior incidência da varicocele no lado esquerdo está ligada à anatomia local.

A maioria dos homens com varicocele não sente nada. Alguns ocasionalmente queixam-se de sensação de peso, dor ou aumento do volume escrotal. Devido aos poucos sintomas existentes, o diagnóstico baseia-se no exame físico que o médico realiza. Quando o testículo do lado que tem a varicocele estiver menor que o outro é sugestivo de dano testicular quase sempre indica para o tratamento cirúrgico, principalmente em adolescentes.

O diagnóstico da varicocele baseia-se no exame clínico que o método realiza. Nos casos duvidosos, para confirmação, podem ser utilizados exames complementares, como a ultrassonogafia com Doppler.

Geralmente ocorre diminuição do número de espermatozóides, da sua capacidade de movimentação e, menos freqüente, da sua morfologia , principalmente nos homens com varicocele que tem dificuldade para gerar filhos.

O espermograma ( exame para avaliar a qualidade do sêmen) alterado é útil para reforçar a indicação do tratamento e para acompanhamento posterior.

O tratamento da varicocele está indicado quando houver varicocele clinicamente detectável, espermograma alterado, especialmente naqueles homens com dificuldades para ter filhos. O tratamento também está indicado se houver dor testicular.

Tendo em vista o caráter progressivo da doença, recomenda-se também o tratamento nos homens solteiros, portadores de varicocele e com espermograma alterado. O tratamento da varicocele é cirúrgico. O objetivo do procedimento é a interrupção do fluxo de sangue pelas veias dilatadas, melhorando , em 60 a 80% a qualidade dos espermatozóides. Portanto, a varicocele tem cura e pode resolver muitos casos de infertilidade. Procure seu urologista e faça uma avaliação.

Leave a Reply