A importância da prevenção

prevenção

A importância da prevenção contra o câncer de próstata

A próstata é um dos órgãos mais importantes do corpo masculino, e que requer muita atenção em todas as fases da vida, e não apenas após os 40 anos, quando aumentam os riscos de cânceres na região.

No entanto, o exame regular da região ainda é repleto de tabus, o que leva muitos homens a postergar esse cuidado até o momento em que ele se torna inevitável, ou quando aparecem os primeiros problemas.

Você sabe por que é importante cuidar da próstata muito antes dos quarenta? Não? Então esse texto é para você. Aqui mostraremos a importância deste órgão e porque os cuidados com ele devem deixar de ser um tabu e fazer parte do dia a dia dos homens.

O que é a próstata?

A próstata é um dos órgãos do aparelho reprodutor masculino e está localizada bem baixo no abdômen, próxima da saída da bexiga, na região da uretra e tem funções muito específicas.

Esse órgão é responsável, por exemplo, de proteger a uretra contra infecções e produzir substância que farão parte do esperma.

Quando um homem nasce, a próstata pesa apenas cinco gramas. Na adolescência, quando os hormônios começam a fervilhar, ela aumenta de tamanho, pesando cerca de 20 gramas.

Depois desta fase, o órgão se estabiliza, voltando a crescer novamente apenas a partir dos 30 ou 35 anos. Esse crescimento, no entanto, é bem mais lento do que o visto na adolescência.

O crescimento da próstata depois dos 40 anos é normal?

Embora muitos homens se preocupem com esse novo crescimento da próstata, o crescimento em si pode ser considerado normal, desde que não existam episódios que causem incômodos, como inflamações ou infecções.

No entanto, quando estes aparecem, ou quando o homem sente dificuldades em urinar é preciso procurar ajuda médica.

Quais os sintomas do câncer de próstata?

Dentre os problemas que podem afetar a próstata, o que desperta maior preocupação nos homens é o câncer de próstata.

Em sua fase inicial, a doença, que pode ser benigna ou maligna, não apresenta sintomas relevantes. Esses sinais podem, inclusive, ser confundidos com os sinais normais do envelhecimento masculino, já que a doença tende a aparecer em homens com mais de quarenta anos.

No entanto, em suas fases mais avançadas, a doença provoca vários sinais que devem ser analisados atentamente, para evitar que a enfermidade se espalhe para outros órgãos.

Como prevenir do câncer de próstata?

Para se proteger do câncer de próstata, o único caminho é a realização, anual, de um exame diagnóstico regular, o exame de toque retal. Repleto de preconceitos e tabus, esse teste é muito importante, pois diagnostica a existência de tumores em sua fase inicial.

Além deste exame, o médico pode solicitar um teste de sangue, que mede as proteínas existentes no organismo. Quando há indícios de câncer, o nível destas proteínas se desequilibra.

Os homens jamais devem se sentir intimidados em fazer o exame de toque. A prevenção é sempre o melhor caminho.

Para mais informações, consulte Dr Anoar Samad

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *