Tudo sobre a andropausa

andropausa

Assim como ocorre com as mulheres, nos homens, a testosterona, o hormônio sexual masculino, pode apresentar uma queda significativa em uma determinada fase da vida, provocando inúmeros sintomas.

Perda de libido, cansaço e irritação são apenas alguns deles. Mas, como esse desequilíbrio masculino não é tão divulgado como nas mulheres, muitos homens desconhecem o que é andropausa e como lidar com ela caso o problema seja diagnosticado.

Você saberia dizer se está lidando com a andropausa ou é apenas cansaço? Tem curiosidade em entender o problema? Então esse texto é para você. Aqui você aprender o que precisa para saber como enfrentá-la.

O que é a andropausa?

A andropausa é uma condição causada pela queda nos níveis de testosterona no sangue. Ao contrário das mulheres, que obrigatoriamente enfrentarão a menopausa, não são todos os homens que sofrem com o problema.

Para que se tenha uma ideia do alcance do problema nos homens, apenas 15% deles, entre os 50 e 60 anos, sofrem com andropausa. No entanto, a probabilidade de desenvolver a doença aumenta com o avançar da idade, subindo para mais de 50% nos homens que tem mais de 80 anos.

Outra diferença a se considerar quando analisamos a andropausa é que, ao contrário da menopausa feminina, onde há uma pausa na produção do estrógeno, o hormônio sexual da mulher, nos homens, a testosterona não para de ser produzida.

O que acontece é a diminuição na produção desse hormônio e sua menor circulação no organismo a partir dos 40 anos.

O que pode causar a andropausa?

A andropausa pode ser causada por diversos fatores. Um deles são alterações endócrinas, provocadas por problemas nas glândulas endócrinas, que derrubam os níveis de testosterona.

Em outros casos, alterações escrotais, como atrofias nos testículos provocadas por cirurgias ou a ingestão de medicamentos antiandrogênicos podem levar à andropausa.

O envelhecimento, como já dissemos, é outro dos fatores que podem levar à andropausa porque, com o passar dos anos, o organismo entra em declínio, fazendo com que algumas funções orgânicas diminuam ou cessem. Essa queda começa a aparecer lenta e gradualmente a partir dos 30 anos.

Além disso, homens com depressão podem apresentar andropausa.

Quais os sintomas da andropausa?

Os homens que são diagnosticados com andropausa costumam apresentar os seguintes sintomas: fadiga, perda de massa óssea e muscular, aumento de gordura na barriga e comprometimento da memória e de outras funções cognitivas.

Pode haver, também, mudanças de humor, diminuição ou perda da libido, diminuição no número de ereções noturnas ou matinais, disfunção erétil, pele seca e os temidos calorões, tão comuns nas mulheres.

Além disso, os homens com andropausa podem apresentar também anemia, queda de cabelo ou crescimento mais lento da barba, além de diminuição nos pelos do corpo.

Como a andropausa é tratada?

Os homens que sofrem de andropausa precisão fazer reposição hormonal pelo resto de suas vidas, pois a doença não tem cura. No entanto, quando o tratamento começa, os sintomas desaparecem rapidamente, fazendo com que esse homem tenha uma vida normal.

Para saber mais, se consulte com o especialista Dr Anoar Samad

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *