Tudo sobre a varicocele

varicocele

Os testículos são uma parte muito importante do órgão sexual masculino, afinal é ali que são fabricados os espermatozoides. Como as diversas partes do corpo humano, os testículos são irrigados de veias.

Em geral, essa parte do sistema reprodutor masculino é lisa, sem grandes protuberâncias. No entanto, em alguns casos, as veias que irrigam a região podem se dilatar, desenvolvendo uma doença perigosa, a varicocele.

Você conhece essa doença? Sabe do que se trata, como aparece e, principalmente, os tratamentos disponíveis? Não tem ideia da resposta para isso?

Então esse texto é para você. Aqui contaremos tudo sobre a varicocele, uma doença incompreendida e que pode trazer grandes riscos à saúde do homem.

O que é a varicocele?

A varicocele é uma doença onde as veias que irrigam os testículos se dilatam tanto que formam varizes ao redor desta região. Essas varizes represam o sangue, causando o aumento da temperatura do testículo.

Um testículo normal, sem varizes, tem uma temperatura mais baixa do que a do restante do corpo. Em geral, de 1,5 a 2 graus a menos. No entanto, quando esse sangue é represado por causa das varizes, a temperatura na região sobe tanto que pode equivaler à registrada no restante do corpo.

Por causa da toxicidade das substâncias tóxicas, quem sofre com varicocele pode experimentar uma diminuição na produção dos espermatozoides. A doença pode fazer, também, com que eles se movimentem mais lentamente.

Tudo isso pode provocar infertilidade, diminuindo as chances de um homem gerar um filho.

Quem pode ter varicocele?

A varicocele não pode ser considerada uma doença rara, já que afeta aproximadamente 15% dos homens. Em adolescentes, esse percentual é muito parecido com o registrado nos adultos, aparecendo entre os 14 e 15 anos.

Uma característica desta doença é que aparece, mais comumente, nos testículos do lado esquerdo.

Varicocele causa infertilidade?

Embora possa piorar a qualidade dos espermatozoides, a varicocele não necessariamente causa infertilidade. Aliás, a maioria dos homens que tem a doença são férteis.

O que pode desencadear a varicocele?

Não existe fatores que desencadeiem a varicocele, como carregar excesso de peso ou fazer exercícios pesados, por exemplo. Em geral, as pessoas que apresentam a doença apresentam tendências genéticas para desenvolver o problema, que tende a surgir na adolescência.

Quais os sintomas da varicocele?

Em geral, a maioria dos homens diagnosticados com varicocele não sente qualquer sintoma do problema. As únicas queixas apresentadas, em poucas situações, é uma sensação de peso, dor ou de aumento do volume escrota.

Como a varicocele é diagnosticada?

Como apresenta poucos sintomas, a varicocele é diagnosticada com a realização de exames físicos e clínicos. Caso o especialista queira esclarecer o diagnóstico pode ser necessária a realização de uma ultrassonografia com Doppler.

Para que o tratamento da doença seja ainda mais completo, pode ser necessária a realização de um espermograma, que avalia a qualidade do sêmen.

Como a varicocele é tratada?

A varicocele é tratada com a realização de uma cirurgia, que interrompe o fluxo sanguíneo nas veias dilatadas. Esse procedimento melhora a qualidade dos espermatozoides em até 80%.

Para maiores informações, consulte Dr Anoar Samad

3 thoughts on “Tudo sobre a varicocele

  1. Leonardo Modesto Costa says:

    Boa noite.
    Tenho uma dor no canal do pênis que às vezes e insuportável mesmo sem urina e quando urino alivia por um tempo o que pode ser motivo desta dor.

  2. Luciano Davi Silva says:

    BOA TARDE ,MEU NOME É LUCIANO DAVI SILVA EU SINTO FORTES DORES NA REGIÃO DOS TESTÍCULOS E FUI Á UM MÉDICO E ELE ENTÃO ME DISSE QUE TENHO VARICOCELE POR TENTO GOSTARIA DE SABER SE FAZENDO CIRURGIA NÃO VOU MAIS SENTIR ESTA DOR QUE MUITO ME INCOMODA PRINCIPALMENTE NO TRABALHO NO TRABALHO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.