No Dia Internacional do Homem, urologista recomenda check-up anual

Internacional do Homem

Para ajudar os homens a ficarem mais atentos a saúde e orientá-los sobre os princípios da igualdade de gêneros, foi criado o Dia Internacional do Homem, comemorado todo dia 19 de novembro. O médico urologista Dr. Anoar Samad recomenda um check-up anual, a exemplo do que é feito pelas mulheres, também para os homens, para que evitem doenças graves, como o câncer de próstata e de bexiga.

Membro da Sociedade Brasileira de Urologia, Samad afirma que os principais fatores de risco para o câncer de próstata são a idade superior a 40 anos e a hereditariedade, ou seja, o risco aumenta quando o homem envelhece ou quando tem pai que teve a doença. “O paciente com câncer de próstata não sente nada, principalmente no início da doença, daí a importância do exame preventivo”, explica o urologista.

Segundo Anoar Samad, quando o câncer de próstata é diagnosticado e tratado no início, os riscos de mortalidade são reduzidos, tendo chance de cura para até 90% dos casos. “No entanto, essa porcentagem cai para 35% se o tumor é identificado mais tarde, quando já saiu da próstata”, destacou.

Não existem sintomas específicos para o câncer de próstata. O recomendável é que todos os homens, acima de 40 anos de idade ou mais, façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal e o PSA.

Comemoração Internacional

O Dia Internacional do Homem foi comemorado pela primeira vez em 1999, em Trinidad e Tobago e promovido pelo Dr.Jerome Teelucksingh, com apoio das Organizações das Nações Unidas (ONU).

A ideia era discutir sobre a melhoria da educação entre os homens, a luta contra a tolerância da violência entre homens e meninos e a melhoria na expectativa de vida de pessoas do sexo masculino.

A data surgiu como uma tentativa de equilíbrio e resposta positiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. No entanto, devido aos contextos históricos, o Dia Internacional do Homem ainda não possui a mesma representatividade em comparação ao Dia da Mulher.

No Brasil, o Dia do Homem é comemorado em 15 de julho. Esta data, considerada uma iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores, tem os mesmos objetivos do Dia Internacional do Homem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *