Os testículos são uma parte muito importante do órgão sexual masculino, afinal é ali que são fabricados os espermatozoides. Como as diversas partes do corpo humano, os testículos são irrigados de veias.
Em geral, essa parte do sistema reprodutor masculino é lisa, sem grandes protuberâncias. No entanto, em alguns casos, as veias que irrigam a região podem se dilatar, desenvolvendo uma doença perigosa, a varicocele.
Você conhece essa doença? Sabe do que se trata, como aparece e, principalmente, os tratamentos disponíveis? Não tem ideia da resposta para isso?
Então esse texto é para você. Aqui contaremos tudo sobre a varicocele, uma doença incompreendida e que pode trazer grandes riscos à saúde do homem.
O que é a varicocele?
A varicocele é uma doença onde as veias que irrigam os testículos se dilatam tanto que formam varizes ao redor desta região. Essas varizes represam o sangue, causando o aumento da temperatura do testículo.
Um testículo normal, sem varizes, tem uma temperatura mais baixa do que a do restante do corpo. Em geral, de 1,5 a 2 graus a menos. No entanto, quando esse sangue é represado por causa das varizes, a temperatura na região sobe tanto que pode equivaler à registrada no restante do corpo.
Por causa da toxicidade das substâncias tóxicas, quem sofre com varicocele pode experimentar uma diminuição na produção dos espermatozoides. A doença pode fazer, também, com que eles se movimentem mais lentamente.
Tudo isso pode provocar infertilidade, diminuindo as chances de um homem gerar um filho.
Quem pode ter varicocele?
A varicocele não pode ser considerada uma doença rara, já que afeta aproximadamente 15% dos homens. Em adolescentes, esse percentual é muito parecido com o registrado nos adultos, aparecendo entre os 14 e 15 anos.
Uma característica desta doença é que aparece, mais comumente, nos testículos do lado esquerdo.
Varicocele causa infertilidade?
Embora possa piorar a qualidade dos espermatozoides, a varicocele não necessariamente causa infertilidade. Aliás, a maioria dos homens que tem a doença são férteis.
O que pode desencadear a varicocele?
Não existe fatores que desencadeiem a varicocele, como carregar excesso de peso ou fazer exercícios pesados, por exemplo. Em geral, as pessoas que apresentam a doença apresentam tendências genéticas para desenvolver o problema, que tende a surgir na adolescência.
Quais os sintomas da varicocele?
Em geral, a maioria dos homens diagnosticados com varicocele não sente qualquer sintoma do problema. As únicas queixas apresentadas, em poucas situações, é uma sensação de peso, dor ou de aumento do volume escrota.
Como a varicocele é diagnosticada?
Como apresenta poucos sintomas, a varicocele é diagnosticada com a realização de exames físicos e clínicos. Caso o especialista queira esclarecer o diagnóstico pode ser necessária a realização de uma ultrassonografia com Doppler.
Para que o tratamento da doença seja ainda mais completo, pode ser necessária a realização de um espermograma, que avalia a qualidade do sêmen.
Como a varicocele é tratada?
A varicocele é tratada com a realização de uma cirurgia, que interrompe o fluxo sanguíneo nas veias dilatadas. Esse procedimento melhora a qualidade dos espermatozoides em até 80%.