Vitaminas protegem contra o câncer de próstata ?

Vitaminas

Vitaminas são compostos orgânicos e nutrientes essenciais de que o organismo necessita em pequenas quantidades. Um determinado composto químico orgânico é denominado vitamina quando o organismo não consegue sintetizar esse composto em quantidades suficientes.

O Tumor

O tumor maligno da próstata, chamado de câncer de  próstata , é uma doença grave que afeta os homens principalmente à partir  dos 40 anos , muito freqüente no Brasil e esta em primeiro ou segundo lugar nas estatísticas de  tumores mais freqüentes do sexo masculino.

É a segunda causa de morte  por neoplasias em homens e é hereditário, ou seja o homem que tem algum caso de câncer de próstata na família tem uma chance maior de também desenvolver este câncer..

PSA

O toque retal e o PSA são utilizados para tentar “descobrir”a doença no início, mas, a cada ano aumenta o número de homens que  me perguntam  se podem utilizar alguma “vitamina” que ajudaria na prevenção de câncer de próstata.

Existiam evidências do valor do selenium (200 microgram/dia), o qual foi muito prescrito em todo mundo , que vinha sendo estudado há mais de 10 anos por grandes centros de pesquisas médicas e os resultados, animadores no início, terminaram por não demonstrar uma significativa taxa de redução do risco de desenvolver  câncer de próstata.

Outros importantes estudos científicos de grandes associações médicas  tentaram identificar o papel da  Vitamina E como um produto com efeito preventivo no risco de desenvolver câncer de próstata. Era utilizada a dose de 150 UI/ diariamente mas também demonstram ao final dos estudos nenhuma redução que justificasse seu uso.

Outra substância que foi testada, chamada de finasterida, (muito usada para tratar queda de cabelos), em 07 anos de estudo mostrou conclusões satisfatórias e tem, seu uso,  sendo recomendado por muitas escolas visando efeito preventivo sobre o câncer de próstata, pelo menos até que a posição fique mais clara.

Um recente e grande estudo identificou que a cerveja, licor e consumo de vinho branco não eram associados em nada com o risco de câncer de próstata. Quanto ao vinho tinto existem evidencias que seu uso regular e em baixa quantidade pode trazer algum efeito benéfico para a próstata.

Portanto, até  que outra  informação científica  adicional fique disponível saliento que qualquer conselho deve estar baseado em evidência científica e fundamentado em  dados de pesquisas médicas com a finalidade de  evitar que os homens usem  coquetéis “milagrosos” ou mesmo preparações “naturais”  compradas a custo considerável em lojas de “vitaminas”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.