O exame de sangue chamado PSA foi um enorme avanço na detecção precoce do câncer de próstata. O PSA e o toque retal se tornaram os dois exames que todas as sociedades urológicas do mundo utilizam quando indicam exames para diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Alterações no toque retal e/ou no PSA indicam a realização de biópsia de próstata.
O detalhe é que vários “fatores” podem aumentar o PSA . Existem flutuações no resultado do exame que podem ocorrer com frequência, por infecção urinária, infecções na próstata, uso de sondas e algumas outras causas que não estão totalmente claras como a atividade sexual e até mesmo o toque retal no dia anterior ‘a colheita do exame .
Alguns autores realizaram pesquisas com homens que pedalavam suas Bikes com freqência e sobretudo no dia anterior ‘a realização do exame. Os estudos em sua maioria não evidenciaram problemas , mas em um deles o estudo demonstrou que andar de bicicleta no dia anterior ao exame pode sim aumentar os níveis de PSA no sangue.
O que eu posso dizer ‘a vocês, meus leitores?
Penso que aquele homem que está realizando seus exames de rotina sem qualquer suspeita, não deve se restringir de andar de bicicleta e muito menos de atividade sexual.
Mas aquele homem que tem um PSA alterado e/ou precisa descartar a possibilidade de ser portador de câncer de próstata por qualquer outra suspeita, este sim deve realizar todo o possível para minimizar as interferências de outros fatores que supostamente possam aumentar o PSA e levar ‘a uma bióspsia de próstata desnecessária. Deve sim, nas 72 hs antes da colheita do exame evitar atividade sexual ou andar de bicicleta.
Para mais informações consulte Dr Anoar Samad