A inflamação da glande do pênis ( Balanite ) por candidíase (Fungos) é uma doença relativamente comum em climas quentes e úmidos ( como em Manaus), mais freqüentemente presente em homens não circuncidados. Não é considerada exatamente como uma doença sexualmente transmissível, mas a relação sexual, devido ao atrito, pode irritar ainda mais a glande, piorando a inflamação.
O homem geralmente se queixa de manchas vermelhas na glande, com pequenas feridas associadas que, mais comumente, envolvem o prepúcio (pele do pênis) ou a glande. Os pacientes também costumam descrever coceira, vermelhidão generalizada na glande e sensações de queimação depois da relação sexual. Na maioria das vezes associa-se à inflamação da vagina na parceira. Pode também ocorrer em crianças com higiene inadequada ou dificuldade para retrair o prepúcio.
A causa da balanite fúngica está geralmente associada:
- Má higiene local
- Umidade local prolongada como, por exemplo, a permanência com roupas molhadas em sítios, banhos, lanchas e etc.
- Diabetes
- Coitos anais desprotegidos
- Presença de fimose
- Uso prolongado de antibióticos
Tratamento:
O tratamento é a base de medicamentos antifúngicos, podendo ser associado um creme com corticosteróide, sempre por curtos períodos de tempo. Devemos incluir, também no tratamento, a eliminação de agentes irritativos ( interromper relações sexuais durante o tratamento), higiene delicada e constante da região podendo, às vezes, ser necessária a aplicação tópica de antibióticos. A retração do prepúcio e secagem com ventilação ou secadores de cabelo ajudam bastante, pois os fungos gostam de locais quentes e úmidos. Em casos recorrentes pode ser necessária a circuncisão. É muito importante que a parceira também seja tratada adequadamente com o ginecologista.
Como se evitar os fungos
- Manter a glande e prepúcio sempre limpo e seco.
- Lavar o pênis 2 vezes ao dia e secar adequadamente.
- Antes de urinar, o prepúcio deve ser retraído
- Não esquecer que após as relações sexuais o pênis deve ser lavado e secado.